Conheça 11 atletas paralímpicos franceses que vêm ao Rio

Entre os dias 7 e 18 de setembro, a emoção olímpica continuará na Cidade Maravilhosa com os Jogos Paralímpicos. A França vem com uma delegação de 126 heróis que disputarão 17 das 23 modalidades inscritas. Conheça alguns desses esportistas que são fonte de superação e inspiração para todos!

1. Michaël Jeremiasz

JPEG

Um dos maiores ícones do esporte atual, o tenista será porta-bandeira da France Paralympique nestes Jogos. Michaël Jeremiasz é jogador de tênis de cadeira de rodas e campeão paralímpico no campeonato de duplas masculina nos Jogos Paralímpicos Pequim 2008. Jeremiasz vem em busca da sua 5ª medalha é atualmente o nº 1 do ranking mundial para duplas e individuais no seu circuito - com mais de 120 títulos !

2. Mandy Francois-Elie

JPEG

A jovem promessa do para-atletismo francês é Mandy François-Elie, atleta nascida na Martinica e que compete na categoria T37 de sua modalidade - nos 100, 200 e 400m rasos. François-Elie venceu os 100m em Londres 2012 e em seguida garantiu importantes títulos nos 100 e 200m em 2013, no Mundial em Lyon.

3. Marie-Amélie Le Fur

JPEG

Uma das maiores medalhistas da França, a saltadora e corredora compete em diversas modalidades e possui cinco medalhas nos Jogos Paraolímpicos: duas medalhas de prata em Pequim 2008, e três em Londres 2012, com um ouro nos 100 metros. A esportista que começou a correr apenas 4 meses depois do acidente que amputou sua perna também é 12 vezes medalhista mundial.

4. Théo Curin

JPEG

Com apenas 16 anos, o mascote da natação paralímpica é Théo Curin - que ganhou sua primeira medalha internacional (200m livre) no Campeonato Europeu, em em Funchal (Portugal). Um dos mais novos atletas desta edição procura seguir o mesmo caminho que Béatrice Hess, maior medalhista paralímpica da França e uma das maiores nadadoras do mundo !

5. Cédric Fèvre-Chevalier

JPEG

Natural de Dijon, o francês é mestre no tiro esportivo de cadeira rodas, e garantiu um ouro importante nos Jogos Paraolímpicos Londres 2012. Vem com força total para o bi-campeonato!

6. Adolphe Thimotée

JPEG

Apelidado de o "Guepardo branco", este é outro corredor que mostra a potência francesa no para-atletismo, o jovem francês de 26 anos participa de sua segunda Paralimpíada depois de se sagrar campeão da França e da Europa por dois anos seguidos nos 100 e 400m com corredor guia e recordes continentais.

7. Joël Jeannot

JPEG

O cinquentão é um dos ciclistas de cadeira de rodas que mais participou de Paralimpíadas na história, sendo Rio 2016 a quinta competição em que estará presente. Também ativista do esporte para pessoas com deficiência física, Jeannot foi por 4 vezes medalhista, com um ouro nos Jogos Paralímpicos de Atenas 2004 nos 10.000m.

8. Sébastien Mobré

JPEG

O velocista em cadeiras de rodas participa pela segunda vez dos jogos e procura superar as marcas históricas alcançadas em Londres 2012 (5º e 7º lugares nas provas de 100 e 200m respectivamente)

9. Cindy Moreau

JPEG

Representante da grande tradição francesa na canoagem, a remadora é vice-campeã europeia e treinou muito para estar na equipe francesa que buscará medalhas no Rio de Janeiro, quando a modalidade será disputada pela primeira vez numa Paralimíada.

10. Souhad Ghazouani

JPEG

Em sua 4ª participação nos Jogos Paraolímpicos (na categoria -73 kg do halterofilismo), a atleta é uma das maiores chances de medalhas da França e tem, em seu currículo, três medalhas, incluindo o ouro paraolímpico em Londres 2012.

11. Marc-André Cratére

PNG

Prata na disputa do sabre em 2012, o veterano de 43 anos participa de sua terceira competição e faz parte do grupo de 9 esgrimistas franceses (7 homens e 2 mulheres) que estarão presentes nos Jogos Paraolímpicos Rio 2016 vêm com tudo para mostrar a potência de nossas espadas. Extremamente experientes em relação ao número de participações nos Jogos Paralímpicos, a esgrima é a terceira modalidade com mais medalhas na França desde a criação das Paralimpíadas com 140 títulos: 61 de ouro, 43 de prata e 36 de bronze.

publicado em 25/08/2016

início da página