Mensagem do Cônsul Geral Brieuc Pont [fr]

JPEG

Caras e caros compatriotas,
Caras amigas e caros amigos da França no Brasil,

Eu acabo de assumir minhas funções como Cônsul Geral da França em São Paulo, cidade que eu reencontro 24 anos depois de ter terminado meus estudos secundários no “Lycée Pasteur”.

É com muita alegria que eu reencontrei antigos companheiros que se tornaram, como minha esposa e eu, pais de alunos.

É com entusiasmo que eu volto a esta cidade orgulhosa de sua potência, cosmopolita, cheia de energia.

Finalmente, é com determinação que eu venho suceder Damien Loras, que soube, com talento, desde 2012, promover nosso país em São Paulo e no sul do Brasil.

Antes de me tornar novamente "paulistano", eu exerci diferentes funções diplomáticas, na diretoria de comunicação do Ministério das relações exteriores, em nossa representação permanente junto a ONU em Nova York, no gabinete do Ministro da Economia e Finanças e também com o Primeiro Ministro, Manuel Valls. Hoje, minha ambição é a de colocar minha experiência e meu conhecimento do Brasil a serviço da nossa comunidade e da presença francesa no sul do país, permanecendo acessível a cada um de vocês e à escuta de todos.

A França, como o Brasil, enfrentam desafios de rara magnitude hoje em dia. Aqui, eles são principalmente de natureza econômica e social. Na França e no mundo todo, nossa comunidade nacional está particularmente exposta a novas ameaças. A principal missão do Consulado, sob a autoridade do nosso Embaixador Laurent Bili, é a de responder a toda essa gama de desafios. Juntamente com nosso novo Cônsul General Adjunto, Philippe Collin, nós daremos continuidade aos esforços feitos pela equipe do Consulado com o mesmo empenho e profissionalismo. Eu gostaria portanto de orientar meu plano de ação em torno de quatro eixos prioritários:

A comunidade francesa está no centro de nossas prioridades: eu mesmo, francês vivendo no exterior, estou particularmente sensível às realidades da expatriação. Ela nunca é fácil, mas ela também não deve ser um desenraizamento - eu espero que o Consulado Geral permita que vocês concretizem sua relação com a França, oferecendo os melhores serviços e se esforçando para facilitar os procedimentos administrativos. Nós continuaremos a colocar em prática o “referencial Marianne”, que garante um atendimento de qualidade e um tratamento diligente dos procedimentos. Uma atenção especial será dedicada à segurança da comunidade francesa e dos francófilos que convivem com ela. O ano que vem será um ano de eleição que nos reunirá em torno do nosso bem comum e mais caro: a República. Toda a equipe consular já está plenamente mobilizada na perspectiva deste grande evento democrático. Este comprometimento a serviço da nossa comunidade não poderia se concretizar sem o apoio decisivo de seus representantes no Conselho consular, o qual eu saúdo pelo empenho e determinação. Sendo essenciais para a nossa ação em uma circunscrição cinco vezes maior que o nosso próprio país, nossos Cônsules honorários também podem contar com o total apoio de toda a equipe consular.

O mesmo se aplica a nossos Conselheiros do comércio exterior. Cerca de 700 empresas francesas estão instaladas no sul do Brasil. Centenas de milhares de empregos estão associados a elas. Elas participam da influência do nosso país na região e estão ancoradas por uma fé inabalável na capacidade do Brasil para superar suas dificuldades. São Paulo e o Sul do Brasil geram juntos a metade das riquezas produzidas no país. Os sinais de recuperação já estão aparecendo e todos nós sabemos do potencial desta terra de abundância. O Brasil é para a França uma terra de oportunidades e meu papel, em sinergia com a Business France, será o de apoiar nossa comunidade empresarial e a força de sua implementação, particularmente no que diz respeito às pequenas e médias empresas, que são a força de uma presença duradoura.

Nossa influência cultural e política traz mais alma para a França e faz dela, no concerto das Nações, um país de destaque. Na região, como em todo o mundo, a voz da França é esperada e ouvida. Essas expectativas são grandes: elas nos obrigam. Eu espero, com o apoio de vocês, com a energia de nossas empresas bem como do mundo associativo, continuar a participar da difusão da nossa cultura junto dos brasileiros de todas as origens e de todas as classes sociais. Através desta presença cultural, eu espero também promover a grande diversidade do nosso país e da sua atratividade, o seu estilo de vida, seus valores que nos unem. O Lycée Pasteur de São Paulo é um instrumento central: ele tem a vocação de se desenvolver. Eu acrescento também sua importância especial na promoção da francofonia, juntamente com a Aliança Francesa. Em meio a uma comunicação dinâmica e moderna, voltada às mídias brasileiras assim como a toda a comunidade francesa, aos francófonos e francófilos, o Consulado continuará a informar o público em geral sobre a França e sua presença na região. Eu me esforçarei, com todos os serviços do Consulado, para desenvolver nossa diplomacia pública através da organização de debates e reuniões sobre diversos temas, que serão momentos de intercâmbio e de enriquecimento cultural, dos quais todos poderão participar.

A construção de uma relação bilateral duradoura exige um investimento no futuro através da constituição de vínculos entre as comunidades acadêmicas e científicas. O fortalecimento de nossa cooperação acadêmica e científica com os polos de excelência brasileiros será um eixo prioritário da nossa ação. Milhares de estudantes brasileiros escolheram a França, para estudar ou complementar sua formação. Eles são para nós, para as nossas empresas, para a audiência da França no Brasil, uma divulgação formidável, um grupo que precisa ser organizado, unido, gerenciado: eles são o cimento da nossa relação. Este é o propósito da plataforma França Alumni que continuaremos a promover com a agência Campus France.

Caras e caros compatriotas,
Caras amigas e caros amigos da França no Brasil,

A França e o Brasil são dois grandes países cujas opiniões são importantes no cenário internacional. Vocês fazem existir, em São Paulo e no Sul do país, a relação entre estes dois parceiros, cuja amizade é antiga. Assim como eu conto com vocês para me ajudarem a fazê-la viver, vocês sabem que podem contar comigo e com minha equipe para estar sempre presente ao lado de vocês.

Brieuc PONT
Cônsul Geral da França em São Paulo

publicado em 13/09/2016

início da página