O Cônsul Geral Brieuc Pont deseja boas festas! [fr]

Caras e caros compatriotas, caras amigas e amigos da França no Brasil,

As vésperas do ano novo, eu apresento meus mais sinceros votos de felicidade, para você, seus familiares e amigos.

Entre nós, em conversas com nossos parceiros e amigos brasileiros, nós todos sabemos que o ano que se encerra não foi fácil. No dia de nossa Festa Nacional, nosso país foi objeto de um ataque covarde. Numerosos compatriotas e amigos da França tornaram-se alvo da barbárie: nós não os esqueceremos e seguiremos adiante juntos, porque isso é o que nos deixa mais fortes - o combate em defesa de nossos valores e de nossa liberdade. O Brasil também sofreu, de uma crise econômica e política da qual pena a sair. Se nossa comunidade continuou a crescer, muitos compatriotas também deixaram o país em busca de outros horizontes.

Nossa presença econômica e cultural permanece sólida. A relação entre o Brasil e a França é estreita e nossa influência é forte, particularmente em São Paulo e no Sul do país. Juntos, nós fazemos nosso país se destacar aqui também.

Ao longo de 2016, os serviços franceses trabalharam de forma incansável, em São Paulo mas também em outras grandes cidades da região, para a promoção da presença francesa e da atratividade de nosso país. Ao se esforçar para trazer a melhor qualidade de serviços à nossa comunidade (lembrando que nenhum Estado no mundo fornece um leque de serviços aos seus expatriados ou cidadãos no exterior como a França) ; ao valorizar nossa oferta cultural e universitária e a riqueza de nossa produção artística, e igualmente ao apoiar nossas empresas na exportação, na implementação local ou no acompanhamento dos investimentos brasileiros no nosso país. Devemos tirar o chapéu também a todos operadores do Estado aqui presentes - Business France, Campus France e Atout France.

De 2016, ressalto especialmente a aplicação de um padrão de qualidade no Consulado, o "Referencial Marianne", que introduz uma autêntica cultura de resultados nos serviços propostos. Com uma taxa de satisfação de 97%, sabemos que falta uma (ligeira!) margem de progressão, mas devemos, desde já, agradecer a cada um dos usuários que responderam a nossa enquete permanente pela confiança que nos foi concedida. Sob o plano cultural, a homenagem ao nosso país prestada pela Vai-Vai no Carnaval de São Paulo e o sucesso do Festival FranceDanse foram os momentos fortes - que também permitiram mostrar uma outra imagem da França, moderna, dinâmica, inovadora, rica em diversidade, e também evidenciaram a imensa afeição recíproca que liga o Brasil e o nosso país. A Aliança Francesa continua, de sua parte, a fazer um trabalho significativo para a difusão da língua francesa junto ao público brasileiro. Igualmente impossível não se alegrar com a proeza realizada pela equipe do Lycée Pasteur, e sobretudo a classe Terminale 2016, que alcançou 100% de aproveitamento no Baccalauréat. Na área econômica, nós apoiamos, de forma ativa e com sucesso, a obtenção do selo "French Tech" pela cidade de São Paulo - prova do reconhecimento francês ao grande dinamismo do ecossistema de nossas start-ups na capital econômica da América Latina. Constato com orgulho que, apesar da complexidade da situação do Brasil, nossas empresas permanecem tão resilientes quanto nossos parceiros brasileiros. Eu saúdo neste aspecto o extraordinário trabalho de nossa Câmara de Comércio e de nossos Conselheiros de comércio exterior. Nós continuamos a acreditar no formidável potencial do Brasil e enviamos, dessa forma, uma mensagem de confiança aos nossos amigos brasileiros.

O ano de 2017, na França, é um ano eleitoral - período de nos reunirmos em torno dos valores que fundamentam nossa República. Toda a equipe do Consulado Geral está mobilizada para que todos os eleitores da circunscrição possam participar das eleições que se aproximam. Nesse sentido, eu os convido a atualizar seus cadastros antes do dia 31 de dezembro, caso não estejam inscritos nas listas eleitorais. Tenho o prazer de anunciar que para facilitar as votações (22 de abril e 6 de maio para a eleição presidencial, e 3 e 17 de junho para as eleições legislativas), estas acontecerão no Lycée Pasteur, em São Paulo, que apresenta melhores condições de acesso que as instalações do Consulado, o que também nos dará a oportunidade, dentro deste compromisso democrático, de nos encontrarmos em um espírito convivial e republicano.

Os franceses têm, mais do que nunca, a consciência da exigência de uma diplomacia forte para a promoção de nossos valores e de nossos trunfos. Nossa política de abertura e influência será reforçada com a sequência de nosso ciclo de encontros, a "Conférence des Jardins", com novos eventos culturais e com uma comunicação atenta ao que faz a riqueza de nosso país: sua capacidade de inovar, criar, pensar e de aproveitar a vida.

Reafirmo a todos nós o desejo de que 2017 seja um ano de união, que permitirá à França superar os desafios que ela enfrenta com coragem.

Desejo a cada um de vocês os melhores votos de felicidade, saúde, e realização pessoal.

Para o ano que está por vir, eu posso assegurar a mobilização permanente de toda a equipe do Consulado e dos demais operadores públicos, sob uma só palavra de ordem: contem conosco.

Boas festas de fim de ano e um excelente 2017!

Brieuc PONT
Cônsul Geral da França em São Paulo

PNG

publicado em 23/12/2016

início da página